Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 2 de julho de 2011

Patrick Nagel: A Sensual Pop-Art dos Anos 80

Rio
A pop-art do vanguardista Patrick Nagel não precisa de grandes apresentações, já que seu estilo singular influenciou enormemente o rumo do grafismo da década de 1980, além inspirar artistas em diversos países até os dias atuais.

O principal trabalho de Nagel é sem dúvida a capa do álbum Rio (1982) da banda inglesa Duran Duran. A obra transmite a estética japonesa com o modernismo fashion do período, sem deixar de lado a influência da Art Deco.  

A carreira de Patrick Nagel começou bem antes deste episódio "New Romantic", quando em 1969, recebeu o título de bacharel em pintura e design gráfico pela Chouinard Art Institute and California State University. Pouco tempo após sua graduação, firmou-se como designer free-lance de anúncios memoráveis, tendo como clientes o Ballantine’s Scotch Whisky, a IBM, a MGM e a Harper Magazine, dentre outros.

Shannon
Em meados da década de 70, Nagel começou a contribuir regularmente com a revista Playboy, o que resultou numa exposição benéfica para sua obra, popularizando para sempre sua concepção da mulher contemporânea.

Black Teddy
Nos anos 80, a cidade de Los Angeles era o epicentro das artes visuais, o que revolucionou o estilo do artista, agraciado pelas influências fotográficas de Guy Bourdin e Helmut Newton.

Mandarin
As obras de Patrick Nagel serviram de inspiração para videoclipes de artistas como David Bowie, Robert Palmer e George Michael. No Brasil, foi claramente visível que a antiga e famosa abertura do Fantástico (programa dominical da Rede Globo) bebeu da mesma fonte.

Playboy Portifolio II
Infelizmente em 1984, aos 38 anos de idade, esse gigante americano da ilustração morre de forma prematura, por consequência de uma vida boêmia com drogas, bebidas e muitas mulheres (essas festas de Hugh Hefner...).

Striped Pants
Nagel deixou infindáveis fãs orfãos, mas nos presenteou com uma herança que perdurará por gerações, suas lindas mulheres curvilíneas cheias de atitude.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...