Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quitandas: Delícias do Caderno de Receitas da Vovó

Broas de Fubá ou Broinhas Mineiras
Quitandas é a denominação dada às tentadoras gulodices caseiras, em grande parte, heranças da rica pastelaria portuguesa.

Trata-se de bolos, biscoitos, doces, roscas e sequilhos muito comuns no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

As quitandas trazem consigo as tradições campestres, oriundas dos hábitos caipiras e da mesa farta em família, extraídas daquele velho caderno surrado da vovó, manchado algumas vezes por massa de bolo e composto por um receituário que se perdeu na lida do tempo.

Fatias de Paridas (Fatias Douradas ou Rabanadas)
Além do contexto nostálgico e acolhedor, as receitas antigas eram escritas em um linguajar muito diferenciado para os dias de hoje, e para aludir o que digo, fiz uma pequena seleção com algumas maravilhas redigidas conforme o português arcaico e a tradição oral brasileira.

Vocês poderão reparar que em certas receitas as medidas correspondem as de Portugal, como no caso do decilitro (1 decilitro é equivalente a 100 mililítros).


Açúcar de Gengibre: Trinta gramas de gengibre, 500 ditas de açúcar. Pisam-se o açúcar e o gengibre. Passam-se por uma peneira de seda e guarda-se em uma caixinha. 

Beijinhos de Moça: Batem-se 6 ovos com 125 gramas de açúcar, 90 ditas de fubá de arroz, uma pedra de sal e um pouco de baunilha em pó; deita-se a massa em uma forma, de maneira que fique da altura de um dedo; põe-se em um forno temperado, e cozinha-se, o que se alcançar em um quarto de hora. Neste estado, cortam-se os pedaços com uma forma do tamanho de uma moeda, vidra-se uma metade com calda de açúcar e a outra com chocolate. Grudam-se sempre juntos, dois biscoitinhos, vidrados diferentemente, e põe-se em um forno brando para secar.

Broas de Fubá:  Fervam-se em uma caçarola um copo de água fria, um prato de gordura derretida, sal e açúcar quanto bastem. Quando tudo estiver em ebulição, derrame-se sobre um prato de fubá de milho mineiro, passado por peneira de seda, mexendo-se bem para formar angu, e, deixando-se esfriar, ajuntem-se-lhe 12 ovos batidos, e amasse-se bem; formem-se broinhas e lancem-se em bandejas a forno quente.

Fatias de Paridas: Parte-se um pão em fatias da grossura de um dedo e embebem-se bem em leite quente. Batam-se as gemas de ovos que quiserem, e passam-se também por elas as fatias, que depois se frigem em manteiga ou banha de porcom virando as fatias de um e outro lado. Passam-se depois em calda de açúcar e polvilham-se com canela.

Pudim de Leite: Ponham-se em um alguidar 500 gramas de açúcar, 5 decilitros de leite, 24 gemas e 2 claras de ovos, canela e casca de limão quanto baste; bata-se tudo por uma hora ao menos, sempre para o mesmo lado, com a mão ou com uma cana fendida. Passa-se depois por pano bem tapado para a forma, já untada com açúcar em ponto de pasta. Cozinha-se em banho-maria, pondo sobre a tampa quanto baste de brasas para dar-lhe cor. A prova do palito indicará quando estará pronto, espetando-o e saindo enxuto, então se tirará para o prato.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, é muito legal da sua parte compartilhar conosco algumas receitas da vovó.
Tambem tenho um caderninho de receitas com algumas 1933, e lá estão algumas medidas que até hoje não consegui descobrir.
O que é a bendita dita ???? (como vc mesmo colocou 500 ditas de açucar, 90 ditas de fuba) qual é a medida equivalente, vc saberia ????

Paula Navas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...