Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Escargot: Iguaria Fina ou Asquerosa

Escargot à la Bourguignonne
O termo “escargot” surgiu na França para designar espécimes de caracóis comestíveis, dentre essas, o Petit Gris (pequeno e acinzentado, esta espécie precisa ficar pelo menos uma hora de molho em água avinagrada para eliminar as secreções), o Gros Gris (o gigante cinza da Argélia) e o Gros Blanc (considerado o mais saboroso, por ser alimentado com folhas de vinhas da região da Borgonha). São servidos em suas próprias conchas, sobre travessas com cavidades para seis porções, sendo geralmente consumidos como entrada, em ocasiões que exijam requinte.

Gros Blanc (Helix pomatia)
No momento da degustação, prende-se a concha do molusco com uma pinça apropriada, e com o auxílio de outra mão, retira-se a iguaria utilizando um garfinho. O molho remanescente do prato pode ser embebido em pedaços de pães e levados à boca com os dedos, o que exige à mesa, uma lavanda para a posterior higiene.

Entre as receitas mais famosas, destaca-se uma típica especialidade dos Alpes franceses, o Escargot à La Bourguignonne. Na Itália são conhecidos como “lumachi”, e em países de língua inglesa são denominados “snails”.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...