Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pretzel com Açúcar e Canela

Este famoso biscoitinho no formato de um nó aberto, tem sua história na confeitaria germânica traçada desde o século VII.

Em minha opinião os pretzels tem a cara do espírito natalino europeu, contudo, nossa tradição portuguesa sempre nos liga a tradicional rabanada, mas espero que esta receita venha fazer parte de sua mesa no dia 25 de dezembro.



Ingredientes
  • 03 xícaras e ½  (chá) de farinha de trigo (420 g) 
  • 01 xícara (chá) de cerveja (240 ml) 
  • 01 tablete de fermento biológico fresco (15 g) 
  • ½ xícara (chá) de manteiga sem sal (100 g) 
  • ½ xícara (chá) de açúcar refinado (90 g) 
  • 01 pitada de sal
  • 01 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo
  1. Peneire a farinha de trigo na tigela da batedeira. Junte a cerveja, o fermento, a manteiga (reserve 2 colheres de sopa), o açúcar (reserve 2 colheres de sopa) e o sal. Bata por 4 minutos e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove por 15 minutos, ou até desgrudar das mãos, ficar macia, elástica e soltar bolhas. 
  2. Com a metade da manteiga reservada, unte uma tigela, coloque a massa e cubra a tigela com filme plástico. Deixe a massa crescer, em local aquecido, por 1 hora, ou até dobrar de volume. 
  3. Com o restante da manteiga, unte duas assadeiras grandes. Divida a massa em 12 partes e faça rolinhos de 60 cm de comprimento cada um, de pouco menos de 1 cm de espessura. Modele cada rolinho de massa dando a forma de um pretzel. Repita o procedimento com o restante da massa, dispondo os rolinhos prontos nas assadeiras.
  4. Em seguida, cubra as assadeiras com filme plástico e deixe a massa crescer, em local aquecido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume. 
  5. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura moderada (180ºC), por 25 minutos, ou até dourar a superfície da massa. Retire do forno, polvilhe o açúcar reservado e a canela em pó. Sirva em seguida.

2comentários:

ArthurAlissondisse...

Pow gostei do seu blog, irei tentar algumas coisas =D, Parabéns !!

Anônimo disse...

Oi Arthur, seja bem vindo! Se gosta de receitas, aqui no blog tem pouco mais de 60 bem variadas, além de diversos artigos gastronômicos!

Fique a vontade para explorar! Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...