Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

09 de Janeiro: O Dia do Astronauta

Em 1993, o traje de Gagarin foi arrematado por US$ 112.500
Garanto que você não sabia que em 09 de janeiro é comemorado o Dia do Astronauta, uma desconhecida celebração no calendário brasileiro que homenageia os desbravadores do espaço, que com muita coragem, ousaram transpassar a fronteira final.

E saber que no mês subsequente ao lançamento do Sputnik I (04 de outubro de 1957), o primeiro satélite artificial da Terra, a nave Sputnik II colocaria em órbita a primeira astronauta terráquea, a cadela Laika.

Deixando de lado os testes com animais para dar ensejo a corrida espacial, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4.725 quilos, o astronauta (ou melhor dizendo, cosmonauta) soviético Iuri Alieksieievitch Gagarin seria o primeiro homem a viajar pelo espaço. O passeio perdurou por 1h48min e uma emblemática frase de Gagarin, ecoaria por décadas adiante: "A Terra é Azul".

Foram recolhidos 27 kg de amostras de pedra e poeira da Lua 
Os recordes soviéticos não parariam por aí, já que Guerman Titov, entre 6 e 7 de agosto de 1961, a bordo da Vostok II, seria o primeiro astronauta a ficar mais tempo no espaço (25 horas e dezoito minutos). Em 18 de março de 1965, Alieksiei Leonov, entraria na história por ser o primeiro homem a andar pelo espaço, flutuando e dando piruetas do lado de fora de sua nave, a Voskhod II. Já a primeira mulher a aventurar-se no espaço, coincidentemente, também tem origem russa, a astronauta de 26 anos, Valentina Tereskhova, que embarcou na Vostok VI.

Após uma boa quantidade de antiácidos e unhas ruídas, em 20 de julho de 1969, os americanos marcariam seu primeiro ponto na corrida espacial, com a chegada de Neil Armstrong a Lua. O passo dado com o pé esquerdo e a famosa frase de Armstrong, tornar-se-iam o registro cronológico da capacidade humana em superar desafios: "Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade." Estima-se que no mundo inteiro, mais de 1 bilhão de pessoas acompanharam a exploração lunar pela TV e pelo rádio.


O Projeto Apolo consumiu 50 bilhões de dólares
A emoção foi tão grande que Edwin "Buzz" Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, sentiu uma enorme vontade de urinar, mas não foi preciso estragar o passeio, considerando que o traje foi confeccionado com 21 camadas de tecido e uma bolsa coletora para líquidos.

Bom, após uma grande pausa nos investimentos de caráter espacial, parece que estamos nos preparando para outra vibrante façanha, levar o homem até Marte, e quem sabe, até a lua Titã, o sexto satélite elipsoidal de Saturno. Deixo meus parabéns a todos os astronautas e cosmonautas deste planeta azul que chamamos de lar, rogando para que este espírito pioneiro jamais se apague, mesmo diante das adversidades econômicas e tecnológicas que se coloquem como obstáculo em nossos caminhos.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...